Comentário ao ensinamento do mestre zen budista Hakuin, na linguagem do Núcleo

heaven here

 

O mestre zen budista Hakuin ensinou que:

 

“Na essência todas as pessoas são seres búdicos. Assim como não pode existir gelo sem água, também não pode existir Buda sem a humanidade. Quem compreende essa verdade alcança o tesouro infinito. Quando vivo a Forma que transcende a forma fenomênica, posso ir e voltar sem sair do lugar. Quando vivo com o Pensamento que transcende o pensamento fenomênico, canto e danço segundo a voz da Verdade. No amplo céu do meu mundo Mental livre de qualquer empecilho, brilha a luz da sabedoria búdica. Alcanço o estado de total serenidade, transcendendo as angústias e os sofrimentos mundanais. Por isso, aqui mesmo é o paraíso búdico; e assim mesmo, nesta forma física, sou um ser búdico.

 

Seguem-se os comentários ao texto.

 

“Na essência todas as pessoas são seres búdicos { todas as pessoas são seres conscienciais, porque vivemos na Consciência do Ser, que é o Princípio Divino} . Assim como não pode existir gelo sem água, também não pode existir Buda sem a humanidade {todo personagem pressupõe um Ator. Assim, o personagem gelo, é a forma assumida pelo Ator água. Água é a essência do Gelo. A água pode se manifestar na forma de gelo. Assim como gelo evidencia a existência da água todo personagem evidencia a existência do Ator}. Quem compreende essa verdade alcança o tesouro infinito. Quando vivo a Forma que transcende a forma fenomênica, posso ir e voltar sem sair do lugar {Forma fenomênica é a forma do personagem enquanto que “Forma que transcende a forma fenomênica” é a Forma do Ator, do Ser consciencial, que é a essência, portanto, sem forma definida como é a forma fenomênica. Por isso, estando consciente de que vivo na Consciência do Ser, no Princípio divino, posso ir e voltar sem sair do lugar}. Quando vivo com o Pensamento que transcende o pensamento fenomênico, canto e danço segundo a voz da Verdade {Pensamento que transcende o pensamento fenomênico são os pensamentos de Deus, como revelado na Bíblia em Isaias 55, 8-9 onde está escrito: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

Por isso, estando consciente do Pensamento que transcende o pensamento fenomênico, canto e danço segundo a voz da Verdade, que é Deus}. No amplo céu do meu mundo Mental livre de qualquer empecilho, brilha a luz da sabedoria búdica. {o mundo Mental que é livre de qualquer empecilho é chamado no Núcleo de mundo da Consciência ou Mente com “m” maiúsculo, no qual brilha a luz da sabedoria búdica ou divina }. Alcanço o estado de total serenidade, transcendendo as angústias e os sofrimentos mundanais { As angústias e os sofrimentos mundanais estão no âmbito da mente do personagem. Na Consciência do Ser elas inexistem, por isso na Consciência alcanço o estado de total serenidade.} Por isso, aqui mesmo é o paraíso búdico; e assim mesmo, nesta forma física, sou um ser búdico.{Pelo fato de Realidade e Representação coexistirem no Princípio Divino, assim mesmo, nesta forma física, ou seja, assim mesmo na forma de personagem, sou consciente de que sou o Ator divino, sou consciente de que sou um ser búdico, um ser consciencial” e sou consciente de que aqui mesmo é o Princípio Divino, aqui mesmo é o paraíso búdico}

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s